A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET – 2018 2018-08-07T17:57:37+00:00

A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET2018

BRASIL / DINAMARCA

De 05 a 10 de dezembro de 2018

ANO 11

Residência exclusiva de criação e montagem

com Eugenio Barba e Julia Varley

“Sangue Se Vende, Sangue Se Compra” 

O diretor teatral EUGENIO BARBA e a atriz JULIA VARLEY voltam a Brasília para ministrar a décima primeira edição do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL e a Residência Artística exclusiva com Eugenio Barba, em regime de imersão, COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES XI para somente 16 atores e 10 diretores, dramaturgos e acadêmicos, com base nos princípios da Antropologia Teatral e na tradição de treinamento, criação e montagens do grupo dinamarquês ODIN TEATRET.

Idealizado pela diretora da Cia. YinsPiraçãoLuciana Martuchelli, e pelo diretor do Odin TeatretEugenio Barba, o evento anual e único desta natureza junto a Eugenio Barba, é uma iniciativa privada, em parceria com International School of Theatre Anthropology e produzida pela TAO Filmes na capital brasileira desde 2008.

A ARTE SECRETA DO ATOR em Brasília se transformou num dos frontes da minha luta contra a natureza fugaz do teatro. Todo ano à mesma época acontece um prodígio: um parêntesis de poucos dias, em condições de vida e de trabalho únicos em uma chácara isolada, no panorama imenso fora de Brasília. Ali, como em uma hospedaria de caravanas, Julia Varley e eu nos encontramos com uns vinte colegas brasileiros e latino-americanos e partilhamos uma aventura rara: sair fora dos horários, hábitos e vínculos das nossas vidas cotidianas. É como se quiséssemos reencontrar as origens. Perguntamo-nos quais são, na prática, os caminhos interiores e técnicos para afinar e realizar a nossa necessidade de fazer teatro. Confrontamos as perguntas e as respostas individuais, orientando-nos sobre os princípios da antropologia teatral e sobre as nossas experiências profissionais.” (Eugenio Barba – Odin Teatret)

BUSCA DE EXCELÊNCIA DRAMÁTICA

A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL – 2018 é uma residência em níveis de excelência com o Odin Teatret realizado com exclusividade em Brasília e destinado a atores, diretores e acadêmicos brasileiros e de todo o mundo, com experiência comprovada. Além da convivência de atuação e criação de dramaturgia sob a direção de Eugenio Barba e preparação da atriz Julia Varley, o projeto de intercâmbio oferece palestras, apresentações de espetáculos internacionais e demonstrações de trabalho, performances, debates, trocas, exibição de filmes, saraus e lançamento de livros.

Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos raros diretores e pensadores do teatro que trabalhou e que ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral: a criação artística, a transmissão das técnicas e do saber profissional, a pesquisa sobre a memória histórica, a investigação científica e o uso do teatro no contexto social, ético e universal como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas.

Ao longo destes onze anos, este investimento em uma residência de excelência dramática junto ao diretor do Odin Teatret possibilitou também que atores, diretores e acadêmicos de diferentes tradições e estéticas reciclassem e atualizassem fundamentos, escritos, metodologias, técnicas, estratégias e reflexões sobre a Antropologia Teatral pelo ponto de vista do seu criador. Fomentando o surgimento de novas obras, parcerias, eventos multiculturais e obras pedagógicas.

Desde a criação desta vivência, a proposta é oferecer um diferencial e tácito contato com o processo criativo do Odin Teatret, numa rara oportunidade de trabalho prático de elaboração cênica sob suas técnicas – a preparação da atriz do grupo, Julia Varley, seguido do trabalho diário de direção destes artistas pelo próprio Eugenio Barba em uma dramaturgia autoral; experiência esta, até o momento, disponível apenas aos atores de seu grupo e na ARTE SECRETA DO ATOR, no Brasil.

Nas edições anteriores, além de criarem materiais e serem dirigidos em uma montagem poética construída por Barba, os participantes puderam acompanhar o nascimento e as etapas de desenvolvimento de um novo espetáculo do diretor com a atriz Julia Varley. “AVE MARIA”, último solo da atriz, que abriu a quinta edição do projeto em 2012.

Em 2014, o Odin Teatret comemorou 50 anos de existência e resistência teatral. A ARTE SECRETA DO ATOR discutiu os segredos e desafios da longevidade dos grupos teatrais e a relação ator-diretor: a construção do diálogo, metodologias e os embates e florescimentos desta relação. Todos os participantes vivenciaram o encontro de Eugenio Barba Julia Varley com Miguel Rubio e Teresa Ralli, do grupo Yuyachkani (Peru) que em 2014 fez 44 anos de vida teatral. Eles demonstraram “A Arte do Embate: a experiência que floresce entre ator e diretor” e os princípios que constituem a tradição da ISTA – International School of Theatre Anthropology.

Em 2015, recebemos atores, diretores e professores dos vários países, interessados neste trabalho direto com o mestre; na ocasião também houve demonstração da obra “Irmão Morto” com a atriz Julia Varley e o lançamento do filme-documentário “O País Onde as Árvores Voam”, de Davide Barletti & Jacopo Quadri, sobre Eugenio Barba e o impacto de sua obra e 50 anos do Odin.

PRIVILÉGIO

A residência “COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES X” é o carro-chefe do evento de intercâmbio e criação. Onde 16 atores e 10 diretores poderão acompanhar o pensamento vivo e estratégico do diretor Eugenio Barba no desenvolvimento de materiais cênicos fornecidos pelos atores para a elaboração de uma montagem com todos, sob sua perspectiva e técnicas de dramaturgia.

Atualmente, por escolha do diretor do Odin Teatret, A ARTE SECRETA DO ATOR é a única vivência e treinamento oferecido em todo o mundo em que Eugenio Barba dirige e trabalha diretamente com materiais e atores que não são do seu grupo ou de seus espetáculos. Devido a este privilégio, recebemos artistas dos 5 continentes na capital do Brasil. 

A imersão junto ao diretor e a atriz nesta edição abordará, durante 10 horas diárias de trabalho, a criação de uma dramaturgia autoral proposta aos atores sob dois níveis de dramaturgia: orgânica e narrativa. O treinamento buscará a apropriação das ações físicas e vocais, a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto, do escritor e do ator no processo de criação e seleção do material cênico final. O conteúdo estende-se ainda à prática e análise das diferenças entre movimento e ação; da imobilidade estática e dinâmica; da energia no espaço e a energia no tempo; além das estratégias da percepção do diretor para deslocar a percepção do espectador.

Desde sua criação, a cada edição, o diretor tem trabalhado nesta ideia: caminhos diferentes para a criação de uma dramaturgia teatral renovada. Em 2008, Barba trabalhou com atores e performers sobre a obra de Ibsen, “Casa de Bonecas”. Em 2009, propôs o conto “Suddenly in the depths of the forest” (De repente, nas profundezas do bosque), de Amos OZ. Em 2010, passou a utilizar material oferecido pelos participantes sob o tema “A Flor das idades”, com sugestão de poesias do persa Omar Khayyam. Em 2011, o tema do treinamento foi “Histórias de amor”.

Porém, o salto foi dado na edição de 2012, quando os materiais previamente desenvolvidos sob o tema “Uma mulher (ou um homem) sorridente, carregando um fardo sobre seus ombros, navega até o abismo” foram dirigidos por Barba em uma montagem envolvendo todos. Desde então, este formato se instaurou e tornou a vivência e a prática oferecidas no projeto ainda mais intensas e inéditas. Em 2013, dando ainda mais força a este modelo, Barba dirigiu os materiais propostos e apurados, durante a imersão, numa montagem dramatúrgica que teve como tema “Arquitetura do Ocaso” e, em 2014, o tema da montagem final que dirigiu a partir do material dos selecionados foi: “Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?”. Em 2015, “E das bocas unidas fez-se a espuma. E do momento imóvel fez-se o drama” foi o tema dos materiais individuais desenvolvidos pelos selecionados previamente, e com o qual Eugenio Barba trabalhou, apurou e dirigiu. Em 2016, “A memória voa para longe com os pássaros de outono”. E em 2017, “As Nuvens Vermelhas de Ítaca”.

 Ao longo da realização da ARTE SECRETA DO ATOR, nestes 11 anos, muitos são os frutos, projetos, teses, escritos, espetáculos, festivais, intercâmbios, seminários e solos teatrais no Brasil e América Latina que geminaram do solo fértil desta residência exclusiva junto ao Odin Teatret. 

O projeto pretende também que artistas brasileiros e demais países, interessados em solos ou dramaturgia autoral de grupo, possam reencontrar o diretor para desenvolver e/ou mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias, conceitos e ideias e obter novo treinamento, provocação, orientação e perspectiva crítica. E que diretores de grupos possam acompanhar em tempo real Eugenio Barba criando, assim como os que vem juntos com seus atores, vê-los trabalhando e sendo dirigidos por ele e obtendo, assim, novas estratégias de dramaturgia, apuro, estímulo, contraste e suporte.

TREINANDO COM O MESTRE

A expressão “Treinando com o Mestre” vem do livro A ARTE SECRETA DO ATOR – um Dicionário de Antropologia Teatral e refere-se a um capítulo e sequência de fotos onde o diretor Eugenio Barba trabalha direta e fisicamente com o ator colombiano Juan Monsalve.

Esta imagem de oportunidade em alto nível e diferencial junto a um dos mais brilhantes diretores de teatro do mundo deu origem a obsessão de criar este espaço para artistas interessados nas pesquisas do Odin Teatret, onde o impacto e a troca nesta plataforma empírica podem estimular e endossar novos níveis e etapas de conhecimento destes profissionais, suas tradições, linguagens e pesquisas. Acrescida da oportunidade de desenvolver e trabalhar diretamente com materiais autorais, sob a direção e a provocação de um dos maiores diretores do mundo.

Assim nasceu a residência A ARTE SECRETA DO ATOR, uma oportunidade pedagógica única de um trabalho direto com Eugenio Barba, que ultrapassa as fronteiras do Odin Teatret, uma vez que o mestre da Antropologia Teatral somente dirige ou trabalha diretamente com atores de seu grupo. Fora destes contextos, ministra palestras e debates sobre sua obra e pensamento, ou seminários onde demonstra seus métodos de trabalho com seus atores para uma audiência de artistas observadores.

A imersão de 05 a 10 de dezembro que o diretor e a atriz Julia Varley ministram em Brasília concentra-se na prática da construção de uma dramaturgia, sob os níveis orgânico e narrativo; e o treinamento se concentra na apreensão e criação dos seguintes conteúdos:

  1. Elaboração da dramaturgia do ator a nível orgânico ou dinâmico – as ações físicas e vocais;
  2. Relação entre partitura orgânica/dinâmica e a estrutura narrativa;
  3. Relação entre a dramaturgia do diretor e do texto;
  4. Relação entre dramaturgia do diretor, do escritor e do ator;
  5. Técnicas cotidianas e extracotidianas;
  6. Diferença entre movimento e ação;
  7. Imobilidade estática e dinâmica;
  8. A energia no espaço e a energia no tempo;
  9. Técnica da montagem para diretores;
  10. A percepção do diretor e a percepção do espectador;
  11. A participação em um processo de preparação, criação, dramaturgia, direção e montagem teatral sob a metodologia e tradição do Odin Teatret com Eugenio Barba e Julia Varley.

VAGAS E PRÉ-REQUISITOS

Por se tratar de um processo de excelência, serão oferecidas apenas 16 (dezesseis ) vagas para atores (nível prático) e 10 (dez) vagas para diretores ou acadêmicos (observadores) previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção.

Os artistas selecionados ficarão hospedados junto ao diretor e à atriz, em regime de imersão, da noite do dia 05 de dezembro à manhã do dia 10 de dezembro de 2018, em uma pousada próxima a Brasília. As atividades serão desenvolvidas, ao longo de quatro dias seguidos, com o foco na construção de uma montagem a partir do material oferecido pelos participantes, sob a visão e direção de Eugenio Barba e Julia Varley.

Cada participante inscrito e selecionado deverá elaborar previamente uma CENA. Ela deve conter um poema e também uma canção, ambos decorados e encenados sob o tema previamente proposto pelo diretor do Odin Teatret.

Esta cena deve conter ações – partituras físicas e vocais – e ter no MÁXIMO 5 (cinco) minutos. Este conteúdo é pré-requisito para o trabalho que será desenvolvido durante a residência artística. A cena será como um “cartão de visita”, uma demonstração do trabalho e da linguagem de cada participante. O material apresentado será o ponto de partida e referência para o treinamento a ser desenvolvido na construção de uma dramaturgia autoral e montagem ao longo da imersão.

Os diretores ou acadêmicos selecionados como observadores do processo de criação e direção de Barba NÃO necessitam preparar material. Eles farão parte do que o diretor chama de “Mente Coletiva”.

OBSERVAÇÃO

A residência artística será ministrada em português, espanhol e italiano. Haverá tradução para o inglês para artistas de outros países que não falam nenhuma das três línguas.

TEMA DA XI EDIÇÃO

O treinamento tem como foco a preparação e a construção de uma montagem ao longo dos dias a partir de poemas, canções e materiais previamente desenvolvidos sob o tema:

“Sangue Se Vende, Sangue Se Compra” 

O discípulo sussurrou ao Professor: “Se eu não te abandonar, não se cria espaço para o novo. Trair significa deixar a patente e partir para o desconhecido. É um ato de esperança, uma revolta que provoca mudanças. Todo o trabalho da arte que rejeita fronteiras respeitadas do conhecimento é uma traição, qualquer profeta que abre novos caminhos dentro dos horizontes usuais da fé é um traidor. Fidelidade é uma virtude, mas também contém preguiça, medo, cálculo, inércia. Somente uma traição infinita é uma profunda renovação.”

O Professor respondeu: “Suas palavras são belas e mutáveis como as nuvens. Somente a dor é real, e é isso que estou sentindo agora. Não porque você me vendeu, mas porque eu não posso mais confiar em ninguém.”

O Evangelho Segundo Judas

 

HISTÓRICO DO PROJETO A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET – BRASIL

Em junho de 2008, o diretor Eugenio Barba esteve em Brasília com seu grupo e assistiu a uma apresentação dos atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida pela atriz, diretora e coach Luciana Martuchelli, intitulado Physis – Dramatic Bodystorm Training e inspirado nas técnicas de dramaturgia do diretor e nas performances dos atores do Odin Teatretem particular, de Julia Varley.

Neste momento da história do Odin Teatret e da carreira do seu diretor, Barba já não ministrava mais atividades nas quais atores do Brasil, ou mesmo da Europa, pudessem obter informações e treino de forma prática diretamente com ele, a menos que estivessem em alguma de suas montagens e projetos. Hoje em dia, apenas seus atores ministram workshops, treinam ou dirigem artistas que não são do Odin Teatret.

Deste encontro em 2008, surgiu um desafio singular: organizar um treinamento de quatro dias, em regime de imersão, sob níveis de excelência, para atores e diretores de todo Brasil e América Latina com experiência comprovada, mas que possuíssem perguntas, interesses, necessidades e anseios em relação ao legado pedagógico, estético e filosófico do Odin Teatret. Um espaço onde poderiam não somente receber treinamento e apuro técnico, mas trabalhar com seus próprios materiais sob a orientação e a direção de Eugenio Barba.

Em dezembro de 2008, a ideia foi levada a cabo e realizaram a primeira edição do workshop A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL (título em português do Dicionário de Antropologia Teatral, escrito pelo diretor e por Nicola Savarese, que influenciou a pedagogia da diretora candanga e de muitos outros diretores e grupos em toda parte do mundo). O evento contou com a participação de um grupo seleto de atores, diretores e professores de todo o Brasil que vieram a Brasília visando reciclagem, aprimoramento e aproximação diferenciada com as técnicas do Odin Teatret.

Na edição inaugural em 2008, bem como nas edições que se seguiram de 2009 a 2013, Eugenio Barba e Julia Varley conduziram o treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, durante quatro dias em uma chácara nos arredores de Brasília. Um local preparado para encontros e práticas desta natureza e fechado para o trabalho nesta época do ano, buscando recriar o ambiente de treino, criação e convívio do Odin Teatret na Dinamarca, acrescidos da magia, do calor e da língua portuguesa.

Nas aberturas de cada edição, a atriz Julia Varley apresentou a demonstração de trabalho “Eco do Silêncio” (2008), “Tapete Voador” (2009), “Matando o Tempo – 17 minutos na vida de Mr. Peanut” (2010), “ Irmão Morto” (2011) e a estreia nacional do espetáculo “Ave Maria” (2012). Em 2013, Barba regeu “O Diálogo das Técnicas – O Ator-Dançarino”, demonstração com Julia Varley, o dançarino Giovane Aguiar e a dupla de atores e brincantes, Alício Amaral e Juliana Pardo, da Cia Mundo Rodá. Em 2014, celebrando os 50 anos do Odin Teatret, o tema foi: “A Arte do Embate: a experiência que floresce entre ator e diretor” e os princípios que constituem a tradição da ISTA – International School of Theatre Anthropology. Os convidados especiais, Miguel Rubio e Teresa Ralli, do grupo Yuyachkani (Peru), permaneceram ao longo de todo o treinamento. Verdadeiras incursões pelos recursos do corpo, da voz, do texto e da dramaturgia autoral no teatro contemporâneo.

As demonstrações e apresentações sempre foram seguidas de debates promovidos pelo diretor, com participação da plateia composta de intelectuais, jornalistas, artistas e estudantes de Artes Cênicas e convidados do cenário teatral nacional e latino-americano.

Em 2009, A ARTE SECRETA DO ATOR lançou a nova edição em português do livro “A Canoa de Papel – Tratado de Antropologia Teatral”, com tradução de Patrícia Alves, pelas editoras Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina. O Teatro Caleidoscópio, do diretor teatral André Amaro, foi parceiro da residência artística desde o seu início. Na abertura da edição de 2010, foram lançados dois livros de Eugenio Barba: “Queimar a Casa”, pela editora Perspectiva, e “Teatro: Solidão, Ofício, Revolta” pelo Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, ambos com tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. Ainda em 2010, a atriz Julia Varley lançou seu livro “Pedras D’água – Bloco de Notas de uma atriz do Odin Teatret”, traduzido pela atriz Juliana Zancanaro e pela diretora Luciana Martuchelli.

Em 2011, após a performance “Irmão Morto”, houve um encontro que estava agendado desde 2008: Eugenio Barba e o diretor brasileiro Aderbal Freire-Filho debateram sobre suas referências, mestres e futuras metas. Em 2012, o público brasileiro pôde assistir ao filme “A Conquista da Diferença” (Erik E. Christoffersen/Odin Teatret Film) e à palestra “Tecer relações – O Ator de um Teatro Laboratório”, com Eugenio Barba, que pode falar também do lançamento da nova edição em português do seu livro “A Arte Secreta do Ator – Um dicionário de antropologia teatral” em parceria com Nicola Savarese lançado pela Editora É Realizações com tradução de Patrícia Furtado de Mendonça.

De 2008 a 2015, o treinamento contou com a presença de atores e encenadores de AlagoasBahiaCearáDistrito FederalGoiásMaranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do SulRio Grande do NorteSanta Catarina, Amazonas e São Paulo; e de países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Uruguai, França, Itália, Portugal, Cuba, Venezuela, Malásia, México e Peru.

Além da ARTE SECRETA DO ATOR, a parceria do Odin Teatret com a TAO Filmes e a Cia. YinsPiração rendeu convites à diretora Luciana Martuchelli que, entre outros eventos, trabalhou como assistente de Barba na última montagem do Odin Teatret, “Claro Enigma”, e na performance “Alexander’s Secret”, em comemoração do 50o Aniversário do grupo, em 2014, na Dinamarca. Ao lado da atriz do seu grupo, Juliana Zancanaro, trabalhou como atriz na performance “Ur-Hamlet”, em Wroclaw, na Polônia, em 2009, e traduziram juntas o livro “Pedras D’água”, da atriz Julia Varley. Atualmente, Luciana é dirigida pela atriz do Odin Teatret em seu novo solo.

Outra parceria, o SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro, e ligado ao Magdalena Project, rede internacional de mulheres no teatro contemporâneo, com a terceira edição realizada em 2018. Em fase de captação e pós-produção, estão o documentário para TV “A Arte Secreta do Ator” e o filme “The Magdalena Project – Vozes e Silêncios das Mulheres no Teatro”, ambos uma coprodução TAO Filmes/NOVA Filmes/Odin Teatret.

PROGRAMAÇÃO DE 05 A 10 DE DEZEMBRO DE 2018

EM BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL – BRASIL

Dia 05 dezembro de 2018 (quarta-feira) – credenciamento de participantes e abertura da XI edição da ARTE SECRETA DO ATOR. Interessante programar chegada a Brasília até às 17:30h deste dia.

De 06 a 09 de dezembro de 2018 (quinta a domingo) – Residência artística de vivência e montagem com Eugenio Barba e Julia Varley, em regime de imersão, exclusivo para atores e diretores previamente selecionados.

Dia 10 de dezembro de 2018 (segunda-feira) – check-out às 9h da pausada e retorno a Brasília. A chácara fica a meia hora do centro da cidade e aproximadamente 01h do aeroporto, interessante programarem passagens de retorno a partir das 11h da manhã do dia 11.

INSCRIÇÕES

Inscrições estarão abertas até dia 30 de outubro de 2018 ou até quando restarem vagas. A seleção começará a partir do dia 01 de setembro.

Interessados em participar da residência artística com Eugenio Barba e Julia Varley devem enviar um breve currículo, foto (jpeg, máximo de 300 Kb) e carta de intenção NO CORPO DO EMAIL contendo suas motivações para fazer o treinamento e informando o que conhecem da obra do Odin Teatret. Caso tenha algum trabalho postado no YouTube, enviar também o link para apreciação da equipe de seleção.

Favor colocar CV e carta no corpo do e-mail e, no assunto: SOLICITIAÇÃO SEU NOME – ATOR/ATRIZ OU DIRETOR(A) (escolha uma das opções ou, caso tenha interesse nas duas, mantenha ambas, deixando claro sua prioridade na carta de intenção.)

Enviar e-mail para: contato@aartesecretadoator.com.br  Com cópia para:

filipe@taofilmes.com.br  e julianaaarte@gmail.com .

INVESTIMENTO

Investimento: R$3.860,00 (três mil, oitocentos e sessenta reais). O participante receberá opções de fazer o pagamento em até 3 vezes (setembro, outubro e novembro). Os comprovantes devem ser enviados por e-mail e juntamente com a ficha de inscrição preenchida e assinada. Somente após o depósito da primeira parcela, a vaga será preenchida e a matrícula efetivada. Caso haja desistência da vaga, por razão de qualquer natureza, o dinheiro não será devolvido.

Estão inclusos neste valor:

  • Hospedagem em Brasília de 05 a 10/12 em quarto duplo. Pensão completa (café-da-manhã, almoço e jantar). A comida é natural (com opções sem lactose e sem glúten) e sucos orgânicos. Check-in 05/12 (qua) à noite e check-out dia 10/12 (seg) pela manhã. A pousada, além da hospedagem e alimentação diferenciada e orgânica, criada para o evento, oferece estrutura de sala de treinamento coberta, Wi-fi, espaço para treinos ao ar livre, piscina etc.
  • Residência artística “COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES XI”, com o diretor Eugenio Barbae a atriz Julia Varley;
  • Credencialpara abertura para convidados
  • Transporte para os participantes da imersão após a abertura do dia 05/12 do teatro, para a Pousada da Arte Secreta e retorno a Brasília dia 10/12 pela manhã.
  • Jantar e festa de encerramento;
  • Certificado.

Acompanhem nossa trajetória pelo site e venha fazer parte desta caravana de artistas junto ao Odin Teatret. Saiba mais em www.aartesecretadoator.blog spot.com ou adicione https://www.facebook.c om/artesecretadoator.

Agradeço a divulgação se possível! Compartilhem com suas malas diretas de artistas, grupos e ferramentas sociais esta iniciativa totalmente privada realizada no planalto central, há 11 anos contribuindo para ampliar e enriquecer o panorama das Artes Cênicas no Brasil e na América Latina.

Grande abraço,

Luciana Martuchelli

A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL – ODIN TEATRET/DINAMARCA – ANO 11.

www.aartesecretadoator.com.br  ou www.aartesecretadoator.blog spot.com

www.facebook.com/artesecretado ator

SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro – The Magdalena Project – 3ano

www.solosferteis.com.br ou www .solosferteis.blogspot.com

REALIZAÇÃO

TAO FILMES – Bioscenic Art Group & Media Training – 24 anos

Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas – 16 anos

www.taofilmes.blogspot.com