A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET– 2018
BRASIL / DINAMARCA
De 05 a 10 de dezembro de 2018
ANO 11
Residência exclusiva de criação e montagem
com Eugenio Barba e Julia Varley
“Sangue Se Vende, Sangue Se Compra”
O diretor teatral EUGENIO BARBA e a atriz JULIA VARLEY voltam a Brasília para ministrar a décima primeira edição do projeto A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL e a Residência Artística exclusiva com Eugenio Barba, em regime de imersão, COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES XI para somente 16 atores e 10 diretores, dramaturgos e acadêmicos, com base nos princípios da Antropologia Teatral e na tradição de treinamento, criação e montagens do grupo dinamarquês ODIN TEATRET.
Idealizado pela diretora da Cia. YinsPiração, Luciana Martuchelli, e pelo diretor do Odin Teatret, Eugenio Barba, o evento anual e único desta natureza junto a Eugenio Barba, é uma iniciativa privada, em parceria com International School of Theatre Anthropology e produzida pela TAO Filmes na capital brasileira desde 2008.
“A ARTE SECRETA DO ATOR em Brasília se transformou num dos frontes da minha luta contra a natureza fugaz do teatro. Todo ano à mesma época acontece um prodígio: um parêntesis de poucos dias, em condições de vida e de trabalho únicos em uma chácara isolada, no panorama imenso fora de Brasília. Ali, como em uma hospedaria de caravanas, Julia Varley e eu nos encontramos com uns vinte colegas brasileiros e latino-americanos e partilhamos uma aventura rara: sair fora dos horários, hábitos e vínculos das nossas vidas cotidianas. É como se quiséssemos reencontrar as origens. Perguntamo-nos quais são, na prática, os caminhos interiores e técnicos para afinar e realizar a nossa necessidade de fazer teatro. Confrontamos as perguntas e as respostas individuais, orientando-nos sobre os princípios da antropologia teatral e sobre as nossas experiências profissionais.” (Eugenio Barba – Odin Teatret)
BUSCA DE EXCELÊNCIA DRAMÁTICA
A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL – 2018 é uma residência em níveis de excelência com o Odin Teatret realizado com exclusividade em Brasília e destinado a atores, diretores e acadêmicos brasileiros e de todo o mundo, com experiência comprovada. Além da convivência de atuação e criação de dramaturgia sob a direção de Eugenio Barba e preparação da atriz Julia Varley, o projeto de intercâmbio oferece palestras, apresentações de espetáculos internacionais e demonstrações de trabalho, performances, debates, trocas, exibição de filmes, saraus e lançamento de livros.
Entre os artistas que marcaram profundamente a história do teatro da segunda metade do século XX, Eugenio Barba é um dos raros diretores e pensadores do teatro que trabalhou e que ainda trabalha de forma inovadora em todos os campos da cultura teatral: a criação artística, a transmissão das técnicas e do saber profissional, a pesquisa sobre a memória histórica, a investigação científica e o uso do teatro no contexto social, ético e universal como um instrumento transcultural para ativar relações entre grupos sociais e etnias diversas.
Ao longo destes onze anos, este investimento em uma residência de excelência dramática junto ao diretor do Odin Teatret possibilitou também que atores, diretores e acadêmicos de diferentes tradições e estéticas reciclassem e atualizassem fundamentos, escritos, metodologias, técnicas, estratégias e reflexões sobre a Antropologia Teatral pelo ponto de vista do seu criador. Fomentando o surgimento de novas obras, parcerias, eventos multiculturais e obras pedagógicas.
Desde a criação desta vivência, a proposta é oferecer um diferencial e tácito contato com o processo criativo do Odin Teatret, numa rara oportunidade de trabalho prático de elaboração cênica sob suas técnicas – a preparação da atriz do grupo, Julia Varley, seguido do trabalho diário de direção destes artistas pelo próprio Eugenio Barba em uma dramaturgia autoral; experiência esta, até o momento, disponível apenas aos atores de seu grupo e na ARTE SECRETA DO ATOR, no Brasil.
Nas edições anteriores, além de criarem materiais e serem dirigidos em uma montagem poética construída por Barba, os participantes puderam acompanhar o nascimento e as etapas de desenvolvimento de um novo espetáculo do diretor com a atriz Julia Varley. “AVE MARIA”, último solo da atriz, que abriu a quinta edição do projeto em 2012.
Em 2014, o Odin Teatret comemorou 50 anos de existência e resistência teatral. A ARTE SECRETA DO ATOR discutiu os segredos e desafios da longevidade dos grupos teatrais e a relação ator-diretor: a construção do diálogo, metodologias e os embates e florescimentos desta relação. Todos os participantes vivenciaram o encontro de Eugenio Barba e Julia Varley com Miguel Rubio e Teresa Ralli, do grupo Yuyachkani (Peru) que em 2014 fez 44 anos de vida teatral. Eles demonstraram “A Arte do Embate: a experiência que floresce entre ator e diretor” e os princípios que constituem a tradição da ISTA – International School of Theatre Anthropology.
Em 2015, recebemos atores, diretores e professores dos vários países, interessados neste trabalho direto com o mestre; na ocasião também houve demonstração da obra “Irmão Morto” com a atriz Julia Varley e o lançamento do filme-documentário “O País Onde as Árvores Voam”, de Davide Barletti & Jacopo Quadri, sobre Eugenio Barba e o impacto de sua obra e 50 anos do Odin.
PRIVILÉGIO
A residência “COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES X” é o carro-chefe do evento de intercâmbio e criação. Onde 16 atores e 10 diretores poderão acompanhar o pensamento vivo e estratégico do diretor Eugenio Barba no desenvolvimento de materiais cênicos fornecidos pelos atores para a elaboração de uma montagem com todos, sob sua perspectiva e técnicas de dramaturgia.
Atualmente, por escolha do diretor do Odin Teatret, A ARTE SECRETA DO ATOR é a única vivência e treinamento oferecido em todo o mundo em que Eugenio Barba dirige e trabalha diretamente com materiais e atores que não são do seu grupo ou de seus espetáculos. Devido a este privilégio, recebemos artistas dos 5 continentes na capital do Brasil.
A imersão junto ao diretor e a atriz nesta edição abordará, durante 10 horas diárias de trabalho, a criação de uma dramaturgia autoral proposta aos atores sob dois níveis de dramaturgia: orgânica e narrativa. O treinamento buscará a apropriação das ações físicas e vocais, a relação entre a dramaturgia do diretor e do texto, do escritor e do ator no processo de criação e seleção do material cênico final. O conteúdo estende-se ainda à prática e análise das diferenças entre movimento e ação; da imobilidade estática e dinâmica; da energia no espaço e a energia no tempo; além das estratégias da percepção do diretor para deslocar a percepção do espectador.
Desde sua criação, a cada edição, o diretor tem trabalhado nesta ideia: caminhos diferentes para a criação de uma dramaturgia teatral renovada. Em 2008, Barba trabalhou com atores e performers sobre a obra de Ibsen, “Casa de Bonecas”. Em 2009, propôs o conto “Suddenly in the depths of the forest” (De repente, nas profundezas do bosque), de Amos OZ. Em 2010, passou a utilizar material oferecido pelos participantes sob o tema “A Flor das idades”, com sugestão de poesias do persa Omar Khayyam. Em 2011, o tema do treinamento foi “Histórias de amor”.
Porém, o salto foi dado na edição de 2012, quando os materiais previamente desenvolvidos sob o tema “Uma mulher (ou um homem) sorridente, carregando um fardo sobre seus ombros, navega até o abismo” foram dirigidos por Barba em uma montagem envolvendo todos. Desde então, este formato se instaurou e tornou a vivência e a prática oferecidas no projeto ainda mais intensas e inéditas. Em 2013, dando ainda mais força a este modelo, Barba dirigiu os materiais propostos e apurados, durante a imersão, numa montagem dramatúrgica que teve como tema “Arquitetura do Ocaso” e, em 2014, o tema da montagem final que dirigiu a partir do material dos selecionados foi: “Quem pagará o enterro e as flores se eu me morrer de amores?”. Em 2015, “E das bocas unidas fez-se a espuma. E do momento imóvel fez-se o drama” foi o tema dos materiais individuais desenvolvidos pelos selecionados previamente, e com o qual Eugenio Barba trabalhou, apurou e dirigiu. Em 2016, “A memória voa para longe com os pássaros de outono”. E em 2017, “As Nuvens Vermelhas de Ítaca”.
Ao longo da realização da ARTE SECRETA DO ATOR, nestes 11 anos, muitos são os frutos, projetos, teses, escritos, espetáculos, festivais, intercâmbios, seminários e solos teatrais no Brasil e América Latina que geminaram do solo fértil desta residência exclusiva junto ao Odin Teatret.
O projeto pretende também que artistas brasileiros e demais países, interessados em solos ou dramaturgia autoral de grupo, possam reencontrar o diretor para desenvolver e/ou mostrar o andamento de suas criações, dramaturgias, conceitos e ideias e obter novo treinamento, provocação, orientação e perspectiva crítica. E que diretores de grupos possam acompanhar em tempo real Eugenio Barba criando, assim como os que vem juntos com seus atores, vê-los trabalhando e sendo dirigidos por ele e obtendo, assim, novas estratégias de dramaturgia, apuro, estímulo, contraste e suporte.
TREINANDO COM O MESTRE
A expressão “Treinando com o Mestre” vem do livro A ARTE SECRETA DO ATOR – um Dicionário de Antropologia Teatral e refere-se a um capítulo e sequência de fotos onde o diretor Eugenio Barba trabalha direta e fisicamente com o ator colombiano Juan Monsalve.
Esta imagem de oportunidade em alto nível e diferencial junto a um dos mais brilhantes diretores de teatro do mundo deu origem a obsessão de criar este espaço para artistas interessados nas pesquisas do Odin Teatret, onde o impacto e a troca nesta plataforma empírica podem estimular e endossar novos níveis e etapas de conhecimento destes profissionais, suas tradições, linguagens e pesquisas. Acrescida da oportunidade de desenvolver e trabalhar diretamente com materiais autorais, sob a direção e a provocação de um dos maiores diretores do mundo.
Assim nasceu a residência A ARTE SECRETA DO ATOR, uma oportunidade pedagógica única de um trabalho direto com Eugenio Barba, que ultrapassa as fronteiras do Odin Teatret, uma vez que o mestre da Antropologia Teatral somente dirige ou trabalha diretamente com atores de seu grupo. Fora destes contextos, ministra palestras e debates sobre sua obra e pensamento, ou seminários onde demonstra seus métodos de trabalho com seus atores para uma audiência de artistas observadores.
A imersão de 05 a 10 de dezembro que o diretor e a atriz Julia Varley ministram em Brasília concentra-se na prática da construção de uma dramaturgia, sob os níveis orgânico e narrativo; e o treinamento se concentra na apreensão e criação dos seguintes conteúdos:
- Elaboração da dramaturgia do ator a nível orgânico ou dinâmico – as ações físicas e vocais;
- Relação entre partitura orgânica/dinâmica e a estrutura narrativa;
- Relação entre a dramaturgia do diretor e do texto;
- Relação entre dramaturgia do diretor, do escritor e do ator;
- Técnicas cotidianas e extracotidianas;
- Diferença entre movimento e ação;
- Imobilidade estática e dinâmica;
- A energia no espaço e a energia no tempo;
- Técnica da montagem para diretores;
- A percepção do diretor e a percepção do espectador;
- A participação em um processo de preparação, criação, dramaturgia, direção e montagem teatral sob a metodologia e tradição do Odin Teatret com Eugenio Barba e Julia Varley.
VAGAS E PRÉ-REQUISITOS
Por se tratar de um processo de excelência, serão oferecidas apenas 16 (dezesseis ) vagas para atores (nível prático) e 10 (dez) vagas para diretores ou acadêmicos (observadores) previamente selecionados mediante currículo e carta de intenção.
Os artistas selecionados ficarão hospedados junto ao diretor e à atriz, em regime de imersão, da noite do dia 05 de dezembro à manhã do dia 10 de dezembro de 2018, em uma pousada próxima a Brasília. As atividades serão desenvolvidas, ao longo de quatro dias seguidos, com o foco na construção de uma montagem a partir do material oferecido pelos participantes, sob a visão e direção de Eugenio Barba e Julia Varley.
Cada participante inscrito e selecionado deverá elaborar previamente uma CENA. Ela deve conter um poema e também uma canção, ambos decorados e encenados sob o tema previamente proposto pelo diretor do Odin Teatret.
Esta cena deve conter ações – partituras físicas e vocais – e ter no MÁXIMO 5 (cinco) minutos. Este conteúdo é pré-requisito para o trabalho que será desenvolvido durante a residência artística. A cena será como um “cartão de visita”, uma demonstração do trabalho e da linguagem de cada participante. O material apresentado será o ponto de partida e referência para o treinamento a ser desenvolvido na construção de uma dramaturgia autoral e montagem ao longo da imersão.
Os diretores ou acadêmicos selecionados como observadores do processo de criação e direção de Barba NÃO necessitam preparar material. Eles farão parte do que o diretor chama de “Mente Coletiva”.
OBSERVAÇÃO
A residência artística será ministrada em português, espanhol e italiano. Haverá tradução para o inglês para artistas de outros países que não falam nenhuma das três línguas.
TEMA DA XI EDIÇÃO
O treinamento tem como foco a preparação e a construção de uma montagem ao longo dos dias a partir de poemas, canções e materiais previamente desenvolvidos sob o tema:
“Sangue Se Vende, Sangue Se Compra”
O discípulo sussurrou ao Professor: “Se eu não te abandonar, não se cria espaço para o novo. Trair significa deixar a patente e partir para o desconhecido. É um ato de esperança, uma revolta que provoca mudanças. Todo o trabalho da arte que rejeita fronteiras respeitadas do conhecimento é uma traição, qualquer profeta que abre novos caminhos dentro dos horizontes usuais da fé é um traidor. Fidelidade é uma virtude, mas também contém preguiça, medo, cálculo, inércia. Somente uma traição infinita é uma profunda renovação.”
O Professor respondeu: “Suas palavras são belas e mutáveis como as nuvens. Somente a dor é real, e é isso que estou sentindo agora. Não porque você me vendeu, mas porque eu não posso mais confiar em ninguém.”
O Evangelho Segundo Judas
HISTÓRICO DO PROJETO A ARTE SECRETA DO ATOR – ODIN TEATRET – BRASIL
Em junho de 2008, o diretor Eugenio Barba esteve em Brasília com seu grupo e assistiu a uma apresentação dos atores da Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas, dirigida pela atriz, diretora e coach Luciana Martuchelli, intitulado Physis – Dramatic Bodystorm Training e inspirado nas técnicas de dramaturgia do diretor e nas performances dos atores do Odin Teatret, em particular, de Julia Varley.
Neste momento da história do Odin Teatret e da carreira do seu diretor, Barba já não ministrava mais atividades nas quais atores do Brasil, ou mesmo da Europa, pudessem obter informações e treino de forma prática diretamente com ele, a menos que estivessem em alguma de suas montagens e projetos. Hoje em dia, apenas seus atores ministram workshops, treinam ou dirigem artistas que não são do Odin Teatret.
Deste encontro em 2008, surgiu um desafio singular: organizar um treinamento de quatro dias, em regime de imersão, sob níveis de excelência, para atores e diretores de todo Brasil e América Latina com experiência comprovada, mas que possuíssem perguntas, interesses, necessidades e anseios em relação ao legado pedagógico, estético e filosófico do Odin Teatret. Um espaço onde poderiam não somente receber treinamento e apuro técnico, mas trabalhar com seus próprios materiais sob a orientação e a direção de Eugenio Barba.
Em dezembro de 2008, a ideia foi levada a cabo e realizaram a primeira edição do workshop A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL (título em português do Dicionário de Antropologia Teatral, escrito pelo diretor e por Nicola Savarese, que influenciou a pedagogia da diretora candanga e de muitos outros diretores e grupos em toda parte do mundo). O evento contou com a participação de um grupo seleto de atores, diretores e professores de todo o Brasil que vieram a Brasília visando reciclagem, aprimoramento e aproximação diferenciada com as técnicas do Odin Teatret.
Na edição inaugural em 2008, bem como nas edições que se seguiram de 2009 a 2013, Eugenio Barba e Julia Varley conduziram o treinamento COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES, durante quatro dias em uma chácara nos arredores de Brasília. Um local preparado para encontros e práticas desta natureza e fechado para o trabalho nesta época do ano, buscando recriar o ambiente de treino, criação e convívio do Odin Teatret na Dinamarca, acrescidos da magia, do calor e da língua portuguesa.
Nas aberturas de cada edição, a atriz Julia Varley apresentou a demonstração de trabalho “Eco do Silêncio” (2008), “Tapete Voador” (2009), “Matando o Tempo – 17 minutos na vida de Mr. Peanut” (2010), “ Irmão Morto” (2011) e a estreia nacional do espetáculo “Ave Maria” (2012). Em 2013, Barba regeu “O Diálogo das Técnicas – O Ator-Dançarino”, demonstração com Julia Varley, o dançarino Giovane Aguiar e a dupla de atores e brincantes, Alício Amaral e Juliana Pardo, da Cia Mundo Rodá. Em 2014, celebrando os 50 anos do Odin Teatret, o tema foi: “A Arte do Embate: a experiência que floresce entre ator e diretor” e os princípios que constituem a tradição da ISTA – International School of Theatre Anthropology. Os convidados especiais, Miguel Rubio e Teresa Ralli, do grupo Yuyachkani (Peru), permaneceram ao longo de todo o treinamento. Verdadeiras incursões pelos recursos do corpo, da voz, do texto e da dramaturgia autoral no teatro contemporâneo.
As demonstrações e apresentações sempre foram seguidas de debates promovidos pelo diretor, com participação da plateia composta de intelectuais, jornalistas, artistas e estudantes de Artes Cênicas e convidados do cenário teatral nacional e latino-americano.
Em 2009, A ARTE SECRETA DO ATOR lançou a nova edição em português do livro “A Canoa de Papel – Tratado de Antropologia Teatral”, com tradução de Patrícia Alves, pelas editoras Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina. O Teatro Caleidoscópio, do diretor teatral André Amaro, foi parceiro da residência artística desde o seu início. Na abertura da edição de 2010, foram lançados dois livros de Eugenio Barba: “Queimar a Casa”, pela editora Perspectiva, e “Teatro: Solidão, Ofício, Revolta” pelo Teatro Caleidoscópio e Editora Dulcina, ambos com tradução de Patrícia Furtado de Mendonça. Ainda em 2010, a atriz Julia Varley lançou seu livro “Pedras D’água – Bloco de Notas de uma atriz do Odin Teatret”, traduzido pela atriz Juliana Zancanaro e pela diretora Luciana Martuchelli.
Em 2011, após a performance “Irmão Morto”, houve um encontro que estava agendado desde 2008: Eugenio Barba e o diretor brasileiro Aderbal Freire-Filho debateram sobre suas referências, mestres e futuras metas. Em 2012, o público brasileiro pôde assistir ao filme “A Conquista da Diferença” (Erik E. Christoffersen/Odin Teatret Film) e à palestra “Tecer relações – O Ator de um Teatro Laboratório”, com Eugenio Barba, que pode falar também do lançamento da nova edição em português do seu livro “A Arte Secreta do Ator – Um dicionário de antropologia teatral” em parceria com Nicola Savarese lançado pela Editora É Realizações com tradução de Patrícia Furtado de Mendonça.
De 2008 a 2015, o treinamento contou com a presença de atores e encenadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amazonas e São Paulo; e de países como Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Uruguai, França, Itália, Portugal, Cuba, Venezuela, Malásia, México e Peru.
Além da ARTE SECRETA DO ATOR, a parceria do Odin Teatret com a TAO Filmes e a Cia. YinsPiração rendeu convites à diretora Luciana Martuchelli que, entre outros eventos, trabalhou como assistente de Barba na última montagem do Odin Teatret, “Claro Enigma”, e na performance “Alexander’s Secret”, em comemoração do 50o Aniversário do grupo, em 2014, na Dinamarca. Ao lado da atriz do seu grupo, Juliana Zancanaro, trabalhou como atriz na performance “Ur-Hamlet”, em Wroclaw, na Polônia, em 2009, e traduziram juntas o livro “Pedras D’água”, da atriz Julia Varley. Atualmente, Luciana é dirigida pela atriz do Odin Teatret em seu novo solo.
Outra parceria, o SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro, e ligado ao Magdalena Project, rede internacional de mulheres no teatro contemporâneo, com a terceira edição realizada em 2018. Em fase de captação e pós-produção, estão o documentário para TV “A Arte Secreta do Ator” e o filme “The Magdalena Project – Vozes e Silêncios das Mulheres no Teatro”, ambos uma coprodução TAO Filmes/NOVA Filmes/Odin Teatret.
PROGRAMAÇÃO DE 05 A 10 DE DEZEMBRO DE 2018
EM BRASÍLIA – DISTRITO FEDERAL – BRASIL
Dia 05 dezembro de 2018 (quarta-feira) – credenciamento de participantes e abertura da XI edição da ARTE SECRETA DO ATOR. Interessante programar chegada a Brasília até às 17:30h deste dia.
De 06 a 09 de dezembro de 2018 (quinta a domingo) – Residência artística de vivência e montagem com Eugenio Barba e Julia Varley, em regime de imersão, exclusivo para atores e diretores previamente selecionados.
Dia 10 de dezembro de 2018 (segunda-feira) – check-out às 9h da pausada e retorno a Brasília. A chácara fica a meia hora do centro da cidade e aproximadamente 01h do aeroporto, interessante programarem passagens de retorno a partir das 11h da manhã do dia 11.
INSCRIÇÕES
Inscrições estarão abertas até dia 30 de outubro de 2018 ou até quando restarem vagas. A seleção começará a partir do dia 01 de setembro.
Interessados em participar da residência artística com Eugenio Barba e Julia Varley devem enviar um breve currículo, foto (jpeg, máximo de 300 Kb) e carta de intenção NO CORPO DO EMAIL contendo suas motivações para fazer o treinamento e informando o que conhecem da obra do Odin Teatret. Caso tenha algum trabalho postado no YouTube, enviar também o link para apreciação da equipe de seleção.
Favor colocar CV e carta no corpo do e-mail e, no assunto: SOLICITIAÇÃO SEU NOME – ATOR/ATRIZ OU DIRETOR(A) (escolha uma das opções ou, caso tenha interesse nas duas, mantenha ambas, deixando claro sua prioridade na carta de intenção.)
Enviar e-mail para: contato@aartesecretadoator.com.br Com cópia para:
filipe@taofilmes.com.br e julianaaarte@gmail.com .
INVESTIMENTO
Investimento: R$3.860,00 (três mil, oitocentos e sessenta reais). O participante receberá opções de fazer o pagamento em até 3 vezes (setembro, outubro e novembro). Os comprovantes devem ser enviados por e-mail e juntamente com a ficha de inscrição preenchida e assinada. Somente após o depósito da primeira parcela, a vaga será preenchida e a matrícula efetivada. Caso haja desistência da vaga, por razão de qualquer natureza, o dinheiro não será devolvido.
Estão inclusos neste valor:
- Hospedagem em Brasília de 05 a 10/12 em quarto duplo. Pensão completa (café-da-manhã, almoço e jantar). A comida é natural (com opções sem lactose e sem glúten) e sucos orgânicos. Check-in 05/12 (qua) à noite e check-out dia 10/12 (seg) pela manhã. A pousada, além da hospedagem e alimentação diferenciada e orgânica, criada para o evento, oferece estrutura de sala de treinamento coberta, Wi-fi, espaço para treinos ao ar livre, piscina etc.
- Residência artística “COMO PENSAR ATRAVÉS DE AÇÕES XI”, com o diretor Eugenio Barbae a atriz Julia Varley;
- Credencialpara abertura para convidados
- Transporte para os participantes da imersão após a abertura do dia 05/12 do teatro, para a Pousada da Arte Secreta e retorno a Brasília dia 10/12 pela manhã.
- Jantar e festa de encerramento;
- Certificado.
Acompanhem nossa trajetória pelo site e venha fazer parte desta caravana de artistas junto ao Odin Teatret. Saiba mais em www.aartesecretadoator.blog spot.com ou adicione https://www.facebook.c om/artesecretadoator.
Agradeço a divulgação se possível! Compartilhem com suas malas diretas de artistas, grupos e ferramentas sociais esta iniciativa totalmente privada realizada no planalto central, há 11 anos contribuindo para ampliar e enriquecer o panorama das Artes Cênicas no Brasil e na América Latina.
Grande abraço,
Luciana Martuchelli
A ARTE SECRETA DO ATOR – BRASIL – ODIN TEATRET/DINAMARCA – ANO 11.
www.aartesecretadoator.com.br ou www.aartesecretadoator.blog spot.com
www.facebook.com/artesecretado ator
SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro – The Magdalena Project – 3o ano
www.solosferteis.com.br ou www .solosferteis.blogspot.com
REALIZAÇÃO
TAO FILMES – Bioscenic Art Group & Media Training – 24 anos
Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas – 16 anos